Psicologia promove ações de apoio ao “Setembro Amarelo”

Estudantes e professoras de Psicologia da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” realizaram uma série de atividades, entre os dias 17 e 19 deste mês, alusivas à campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.

As ações foram realizadas pelos alunos do 8º e do 10º semestres e as professoras Kívia Mendonça dos Santos, Tristana Cezaretto e Alexandra Fernandes Azevedo, coordenadora do curso de Psicologia.

O objetivo foi proporcionar a reflexão e debates sobre o suicídio a partir da arte apresentada pela expressão corporal, promover o planejamento e aplicação de ações de prevenção, ampliar o conhecimento teórico e prático na temática.

No dia 17, houve apresentações de dança contemporânea com as alunas e a professora da Escola de Dança Karen Lima para todas as cinco turmas do curso. A cada apresentação era aberta uma discussão sobre os sentimentos e as impressões provocadas no público e as relações com o tema.

No dia 18, alunos do 8º semestre promoveram uma intervenção com quatro ações, começando com a decoração com bexigas no jardim em frente da Secretaria, bexigas e corações nas portas de todas as salas, informando o telefone 188 de apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida) e cartazes sobre mitos e verdades referentes ao suicídio.

Foram colocados cartazes interativos no quadro de avisos e na porta do auditório, com frases motivacionais e o telefone do CVV em papéis que podiam ser retirados pelos alunos. Os alunos participaram também de uma caminhada cantada, com as músicas “Do lado de cá”, “Amianto”, “Sutilmente”, “O Sol”, “Piloto automático” e “Oração”.

No jardim decorado, palmeiras foram enfeitadas com TNT e puffs. Foram distribuídos papéis para mensagens e sementes de girassol para os alunos. Como convidado especial, o radialista, jornalista e bacharel em Direito Celso Ribeiro, aluno do 4º semestre de Psicologia, leu o prefácio do livro “Suicídio, desafios para a psicologia”, do CRP (Conselho Regional de Psicologia”.

A professora e coordenadora Alexandra Fernandes Azevedo proferiu palestra sobre o tema da campanha e foi lida uma poesia escrita pela aluno Patrícia de Campos Occhiucci, do 10º semestre. A turma do 10º ainda espalhou pelo campus mensagens em post it poemas dentro de uma garrafa.

Na terceira e última noite, quinta-feira, a psicóloga Magda Moraes apresentou palestra, aberta a todas as turmas de Psicologia, com o tema “Suicídio em pauta: como prevenir?”.

Lançada em 2015, a campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa do CVV, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.