Gestão de Próprios Municipais (Gestão Publica)

Objetivos do Curso Gerais

• Formar em nível de especialização gestores que atuam administrando ou dando suporte à gestão dos próprios municipais.
• Contribuir com a qualificação do gestor de próprios municipais na perspectiva da gestão democrática e da efetivação de atividades que tragam benefícios internos à organização e à comunidade local.
• Habilitar profissionais para atuar na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos municipais, capacitados a orientar, mediar e solucionar os problemas do cotidiano.
• Desenvolver uma compreensão geral da organização, situada nos contextos micro e macro, superando as concepções fragmentadas dos processos organizacionais.

Específicos

• Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas de gestão no ambiente organizacional que favorecem a formação cidadã do colaborador.
• Propiciar aos gestores oportunidades: o de lidar com ferramentas que favoreçam o trabalho coletivo e a transparência da gestão da organização; o para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento, organização, coordenação, execução, controle e avaliação da gestão, incluindo o conhecimento de como desenvolver e analisar indicadores; o para ampliação de capacidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.
• Estimular o desenvolvimento de prática de gestão democrática e de organização do trabalho que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos colaboradores, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho profissional.
• Apresentar as habilidades necessárias para o desempenho da função do Gestor, descritas.

Perfil do Egresso

O gestor administrativo de próprios municipais pode atuar na organização e gestão de sistemas, unidades, projetos e diversas atividades administrativas dos próprios municipais.
Neste caso é construída a identidade do gestor como profissional inovador e criativo na sua atuação, capaz de analisar, compreender e lidar com as mudanças da vida social e suas implicações, no sistema público e no âmbito geral.
Nesse sentido o campo de atuação da gestão administrativa de próprios municipais, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho administrativo e dos processos pertinente, refere-se ao planejamento, administração, coordenação, acompanhamento, supervisão, inspeção, orientação e avaliação em contextos públicos e não públicos.

Público Alvo e Matrícula

Graduados em Cursos de Administração; Coordenadores, Gestores, Supervisores de equipes diretivas multidisciplinares de instituições públicas e privadas; ou áreas afins.

Informações

Parecer CEESP 478-12 – Especialização em Próprios Municipais

Matriz Curricular – Pós Lato Sensu em Próprios Municipais

Duração: 18 meses