Engenharia Química

O Curso de Engenharia Química da FMPFM deverá formar engenheiros químicos com vocação para área de Materiais. Além de todas as disciplinas comuns aos cursos de Engenharia Química, o curso dará ênfase às disciplinas da área de Metais refratários, Metais Não Ferrosos, Metalurgia e Siderurgia, formando profissionais aptos a atuarem nas áreas de produção e manufatura de metais e ligas, desde a extração do minério até as aplicações mais sofisticadas dos metais refratários.

O Curso visa formar profissionais altamente qualificados para atuar nas diversas atividades do campo da Engenharia Química, aptos para:

  1. Supervisionar, coordenar e prestar orientação técnica, assistência, assessoria e consultoria e direção, execução e fiscalização de obras e serviços técnicos;
  2. Realizar estudos, planejamento, projeto e execução de equipamentos e instalações industriais;
  3. Efetivar o estudo da viabilidade econômica e da elaboração de orçamento;
  4. Desempenhar cargo e função técnica especializada, conduzir trabalhos técnicos, operar, manter e instalar equipamentos;
  5. Realizar experimentos, ensaios e divulgação técnico, científico;
  6. Desenvolver ensino, pesquisa e extensão universitária ligada à sua área de atuação.

O engenheiro químico graduado na FMPFM deverá ser capaz de planejar, calcular, construir e operar não só processos em si, mas os equipamentos onde as transformações ocorrem. Inicialmente, o engenheiro químico foi um profissional concebido para atuação exclusiva nas indústrias químicas, porém hoje, sua formação deve permitir que ele resolva problemas relacionados com projeto, construção e operação de instalações onde ocorra qualquer tipo de transformação de materiais, em uma ampla gama de áreas.

Esse profissional deverá estar envolvido não somente com cálculos, desenhos, materiais de construção, mas com planejamento, compras, vendas, organização do trabalho e outras atividades típicas de engenheiro. Deverá ser muito mais do que um profissional de laboratório químico.

Duração: 10 semestres