Jantar comemora 20 anos de fundação da “Franco Montoro”

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” promoveu na sexta-feira, dia 1º, um jantar em comemoração aos 20 anos de sua fundação, com homenagens ao patrono e a entrega do Prêmio “Professor Franco Montoro” a personalidades que contribuíram para a criação e o progresso da instituição. 282 pessoas compareceram.

O jantar foi realizado no Cerâmica Clube e contou com a participação do ex-deputado estadual José Ricardo Franco Montoro, um dos sete filhos de André Franco Montoro, e do professor João Antonio Galbiatti, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, que foi um dos especialistas que auxiliaram na concepção do projeto da “Franco Montoro”.

Ricardo Montoro e João Galbiatti foram recebidos pelo prefeito Walter Caveanha, a primeira dama Maria Amélia Franco de Oliveira Caveanha, e, pela diretoria da “Franco Montoro”, o diretor administrativo Márcio Antonio Ferreira, a diretora acadêmica Renata Mauri e o assessor educacional João Paulo Barbosa.

O vice-prefeito Daniel Rossi e os vereadores Luciano Firmino Vieira, vice-presidente da Câmara Municipal, Thomaz Caveanha, Jeferson Luís da Silva e Francisco Magela Inácio, também compareceram, assim como secretários municipais de diversas pastas, funcionários, professores e coordenadores de cursos.

O provedor da Santa Casa, Romildo Fontaniello, representou o diretor administrativo Aldomir Arenghi na comemoração, que contou ainda com a presença de médicos representando o corpo clínico do hospital. Por iniciativa do diretor Márcio Antonio Ferreira, parte da renda do jantar, incluindo 100% do serviço de bar, era destinada ao hospital.

A animação musical ficou por conta da Corporação Musical “Marcos Vedovello” com interpretações instrumentais clássicas pelo maestro Benedito de Carvalho, que se apresentou acompanhado de músicos que tocam na Banda Sinfônica de Mogi Guaçu e outros grupos da instituição.

Outras duas atrações foram as exposições em homenagem a André Franco Montoro, com a síntese de seu legado, e das pinturas do professor Ubirajara Ramos, que foi chefe do Gabinete do Prefeito e participou do processo de fundação da “Franco Montoro”, na terceira gestão de Walter Caveanha (1997-2000).

Falecido em 2018, “Professor Bira”, como era chamado pelos colegas e alunos, chefiou o Gabinete do Prefeito em três gestões anteriores e foi diretor da FEG (Fundação Educacional Guaçuana), entidade mantenedora da “Franco Montoro”. A nova Biblioteca Acadêmica da “Franco Montoro”, a ser inaugurada em breve, leva seu nome em justa homenagem.

De lembrança do evento, os convidados levaram para casa uma caixinha com folhas, flores e sementes do bosque do Campus da Cachoeira de Cima para preparo de aromatizador de ambientes com essência de capim limão. A recordação foi produzida por alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Administração.