“Franco Montoro” agora conta com Laboratório de Criação e Estúdio de Gravação

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” implantou dois novos ambientes tecnológicos no Campus do Bairro Cachoeira de Cima. Um é o Laboratório de Criação, do curso de Ciência da Computação, e o outro é o Estúdio de Gravação de Práticas Pedagógicas e Ensino à Distância.

Os dois novos espaços foram inaugurados na noite desta quarta-feira, dia 23, com a participação do diretor administrativo Márcio Antonio Ferreira, da diretora acadêmica Renata Mauri, do assessor educacional João Paulo Barbosa, do coordenador Robson Canato e alunos do curso de Ciência da Computação.

O Laboratório de Criação recebeu o nome de Steve Jobs como homenagem ao co-fundador da Apple e sua contribuição para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação no mundo. É um espaço onde os alunos de Ciência da Computação poderão desenvolver e colocar em prática vários conceitos apresentados em diversas disciplinas.

Além disso, por intermédio do Núcleo de Ciência da Computação, também coordenador pelo professor Robson Canato, a o Laboratório de Criação apoiará o desenvolvimento de diversos projetos de Robótica, Inteligência Artificial e Aplicativos, que beneficiará toda a comunidade acadêmica.

“A Faculdade Franco Montoro sai à frente mais uma vez oferecendo oportunidades diferentes aos seus alunos e professores para as aulas em 2021. Com o Laboratório de Criação, os alunos do curso de Ciência da Computação iniciarão as atividades no Núcleo de Desenvolvimento. É um espaço de pensar, de refletir e criar. O Laboratório de Criação traz um ambiente de aconchego para que os alunos possam “rabiscar”, “desenhar” e esquematizar os projetos na área de tecnologia. É nesse Laboratório que a Faculdade também incentivará a “cultura maker”, para que os alunos vivam um momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias se tornem palavras de ordem”, explica Márcio Ferreira.

Projetado para a produção de aulas e atividades complementares em vídeo, o Estúdio de Gravação foi concebido para suprir como recurso permanente a demanda online que se verificou em 2020 quando da substituição das aulas presenciais pelas aulas remotas.

“A pandemia de 2020 deixou-nos um grande aprendizado na Educação Superior e por isso a Faculdade ‘Franco Montoro’ também criou um espaço para que seus professores aproveitem o uso da tecnologia para suas aulas remotas, à distância ou virtuais. Com o Estúdio de Práticas Pedagógicas o professor poderá gravar suas aulas e disponibilizá-las na redes sociais da Faculdade ou no canal do Youtube da ‘Franco Montoro’. A Faculdade já está se preparando para num futuro próximo oferecer “Ensino à Distância” como uma alternativa de aprendizado para aqueles que com a vida corrida do dia a dia não têm tempo para frequentar um curso superior de forma presencial ou mesmo um curso de aperfeiçoamento profissional”, conclui Márcio Ferreira.