Edital

Edital Nº 11 /2021- PIBIC 2021/2022 – FMPFM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

“FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO”

 

 

A Direção e a Coordenação de Iniciação Científica da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) torna pública a inscrição para propostas de Projetos Científicos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) fomentadas pela FMPFM de acordo com os termos publicados neste edital.

O Programa de Iniciação Científica (IC) é voltado para estudantes da graduação que apresentem bom desempenho acadêmico e aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • estimular pesquisadores produtivos da FMPFM e recém-doutores a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica;
  • estimular a inserção de jovens estudantes do Ensino Médio nestas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias da pesquisa científica na graduação;
  • estimular uma maior articulação entre a graduação e futura instalação da pós-graduação strictu senso pela FMPFM;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de futuros mestres e doutores;

2.DURAÇÃO DA BOLSA:

A bolsa terá duração de 12 (doze) meses com vigência de agosto de 2021 à julho de 2022.

Valor: R$ 400,00 (quatrocentos reais)

3.CRONOGRAMA:

Data da publicação da Chamada 05 de maio de 2021
Data para submissão de Propostas 10/05/21 à 30/06/21 – Prorrogado até 05/07/2021
Divulgação da homologação das Propostas 01 de julho de 2021
Divulgação do Resultado Preliminar 02 de agosto de 2021
Resultado 06 de agosto de 2021
Assinatura do Termo de Compromisso (Online)

Entrega dos Documentos (Online)

09 a 13 de agosto de 2021

4.CONDIÇÕES E REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

 4.1 SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA: As inscrições serão exclusivamente online pelo site disponível pelo endereço eletrônico: https://www.francomontoro.com.br/pibic, conforme cronograma acima.

4.1.1. O candidato deverá acessar o site e preencher o formulário eletrônico online e anexar os documentos necessários para submissão de propostas listados abaixo. Todos os documentos deverão estar no formato (.pdf).

            4.1.1.1 Projeto de Pesquisa (vide item 4.8)

            4.1.1.2 Súmula Curricular do Orientador (máximo 2 páginas)

            4.1.1.3 Súmula Curricular do Aluno (máximo 2 páginas)

            4.1.1.4 Protocolo do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos (caso envolva pesquisa com seres humanos).

            4.1.1.5 Referências na Graduação (nome, filiação e e-mail de contato de dois Professores)

            4.1.1.6 Plano de Atividades (no máximo 2 páginas)

* O candidato que possuir data de conclusão de curso anterior a julho de 2022, estará automaticamente excluído de concorrer a bolsa de IC; mas não de executar seu projeto científico, sendo este somente possível de forma voluntária.

4.1.2. Todas as informações serão enviadas ao final de todo preenchimento do formulário pelo ícone “Enviar Inscrição” aos e-mails cadastrados (Orientador e Aluno) neste formulário, através de um recibo de e-mail de confirmação.

4.2. REQUISITOS DO ORIENTADOR:

4.2.1. Ser docente da FMPFM com titulação de Mestrado ou Doutorado (orientador principal).

4.2.2.  Ser pesquisador com expressiva produção científica, tecnológica e/ou artístico cultural nos últimos cinco anos, divulgada em revistas especializadas, anais, exposições, seminários e outros encontros da comunidade acadêmica, comprovada por meio do currículo Lattes.

4.3. ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR:

4.3.1. Selecionar e indicar um aluno bolsista com perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas no projeto de pesquisa, observando princípios éticos e conflitos de interesse.

4.3.2. Confirmar a participação do bolsista em Congresso Acadêmico Interno de Avaliação da Iniciação Científica da FMPFM e acompanhar as apresentações do bolsista.

4.3.3.  Incluir o bolsista de Iniciação Científica na lista de autores das publicações e trabalhos apresentados em congressos e seminários sempre que o mesmo tenha participado efetivamente na obtenção e interpretação dos resultados da pesquisa.

 4.4. REQUISITOS DO ALUNO BOLSISTA:

4.4.1. Estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação oferecido pela FMPFM.

4.4.2. Ter Currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq (www.lattes.cnpq.br).

4.4.3. Ser selecionado e indicado pelo orientador responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado.

4.4.4. Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico, sendo desejável um coeficiente de rendimento parcial nas disciplinas cursadas igual ou superior a 7,0.

4.4.5. Dedicar-se 32h/ mensais ao Projeto de Pesquisa.

4.4.6. Não possuir vínculo empregatício.

4.4.7. Não acumular bolsa com a de outros programas e agências relacionadas à iniciação científica, ou com outras bolsas de estudo concedidas pela FMPFM.

4.4.8. Dedicar-se às atividades universitárias de pesquisa (como simpósios, reuniões e cursos), sendo estas atividades obrigatórias.

4.4.9. Executar o plano de atividades aprovado por edital de seleção de Projetos de Iniciação Científica da FMPFM; e

4.4.10. Apresentar os resultados parciais e finais da pesquisa, sob a forma de painel ou apresentação oral, acompanhados de relatórios científicos parcial e final, nos eventos acadêmicos de iniciação científica promovidos pela FMPFM.

4.5. ATRIBUIÇÕES DO ALUNO BOLSISTA:

4.5.1. Dedicar-se às atividades de pesquisa previstas no plano de atividades do projeto.

4.5.2. Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do orientador com dedicação de no mínimo 8 horas semanais em horário extra curricular.

4.5.3. Assinar o Termo de Aceitação de Bolsa assumindo o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa em Relatórios Semestral e Final e participar em Congresso Acadêmico Interno de Iniciação Científica.

4.6. COMPETE A FMPFM:

4.6.1. Dar infraestrutura mínima adequada à realização das atividades de pesquisa do bolsista;

4.6.2. Arcar com os recursos financeiros necessários para a realização de Congresso Acadêmico Interno de Iniciação Científica;

4.6.3. Acolher no Programa de Bolsas de Iniciação Científica professores ou pesquisadores aposentados e/ou colaboradores voluntários e professores ou pesquisadores visitantes, desde que as instituições mantenham uma relação formal de parceria;

4.6.4 Acolher no Programa de Iniciação Científica alunos do Ensino Médio da rede pública e privada;

4.6.5. Incentivar a participação de bolsistas do Programa em eventos científicos para apresentação de seus trabalhos.

4.7. REQUISITOS DO PROJETO DE PESQUISA:

4.7.1. Apresentar fundamentação teórica consistente e atualizada do tema proposto.

4.7.2. Ser de autoria do orientador juntamente com o bolsista.

4.7.3. Apresentar clareza nos objetivos e métodos adequados para atingi-los.

4.7.4. Ser compatível à formação de alunos de Iniciação Científica (IC).

4.7.5. Ter, preferencialmente antes de sua submissão, aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos (CEP) da FMPFM somente quando o mesmo envolver pesquisas com seres humanos. Caso não exista essa aprovação prévia, o projeto de pesquisa aprovado e classificado deverá entregar até o dia 30 de agosto de 2021 a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos (CEP) (item 4.1.1.4). A autorização do CEP deverá ser obtida antes do início das atividades práticas relacionadas aos projetos aprovados.

 4.8. ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA:

4.8.1. O projeto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 pt e espaçamento 1,5, não poderá exceder o limite de 20 páginas e deverá conter as seguintes seções:

  1. Capa (com assinaturas digitalizadas do aluno e orientador) (1 página)
  2. Resumo e palavras chaves (mínimo 3, máximo 6) (1 página)
  3. Abstract e keywords (mínimo 3, máximo 6) (1 página)
  4. Introdução: caracterização e descrição do tema da pesquisa.
  5. Hipótese e Justificativa
  6. Objetivos (máximo: uma página)
  7. Materiais e Métodos: incluindo as técnicas de análise dos dados.
  8. Cronograma de Execução com plano detalhado das atividades do bolsista.
  9. Bibliografia, seguindo regra de formatação ABNT.
  10. Deverá ser anexado à proposta exclusivamente no formato (.pdf)

  5.PROCESSO DE SELEÇÃO:

5.1. A avaliação dos projetos será realizada entre o período de 1 de julho à 1 de agosto de 2021 pelo Comitê Institucional Interno de Pesquisa (CIP) da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro.

5.2. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 02 de agosto de 2021 na página do PIBIC da FMPFM (www.francomontoro.com.br/pibic), conforme cronograma descrito anteriormente.

5.3. Havendo empate na classificação de projetos, o desempate será definido com base na maior nota utilizando-se o CR (coeficiente de rendimento) do aluno. Caso ainda houver empate, o desempate prosseguirá utilizando-se nota referente à avaliação do orientador.

5.4. O período para pedidos de reconsideração será de até dois dias úteis após a divulgação dos resultados preliminares. Os pedidos devem ser encaminhados para o e-mail: coordpibic@francomontoro.com.br (Coordenação de Iniciação Científica) e incluir, obrigatoriamente, uma contraposição clara e objetiva aos pareceres obtidos no processo de avaliação.

5.5. Os resultados finais homologados serão divulgados em 6 de agosto de 2021.

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

 6.1. As propostas serão avaliadas considerando os critérios abaixo, totalizando 10 pontos e distribuídos entre:

  1. a) Projeto: (até 5 pontos)
  2. b) Currículo do Orientador Responsável: (até 2,5 pontos)
  3. c) Plano de atividades do candidato e currículo do candidato: (até 2,5 pontos)

6.2. As propostas serão consideradas aprovadas quando alcançarem uma pontuação maior ou igual a 3 pontos de um total de 5 pontos na avaliação dos projetos.

6.3 Critérios de desclassificação da(s) proposta(s):

  1. a) submissão do mesmo projeto por diferentes orientadores responsáveis.
  1. DURAÇÃO DA BOLSA:

7.1. A bolsa terá duração de 12 meses a partir de agosto de 2021 com vigência até julho de 2022. 

  1. SUBSTITUIÇÕES E CANCELAMENTOS:

8.1. O orientador requererá a substituição/cancelamento do bolsista que descumprir o plano de atividades ou que agir em desacordo com o estipulado nessa Chamada ou, ainda, por solicitação de desistência do bolsista em qualquer momento da vigência.

8.2. O bolsista poderá ser substituído desde que a substituição não acarrete prejuízos para a execução do projeto.

8.3. O orientador deverá encaminhar o pedido de substituição em tempo hábil para evitar prejuízos à execução do projeto.

8.4. O bolsista substituto exercerá as atividades previstas para o período restante de execução do projeto, o qual não ultrapassará, sob nenhuma hipótese, a vigência descrita no Termo de Aceitação de Bolsa firmado entre as partes.

8.5. O bolsista excluído ou substituído do programa não poderá retornar ao sistema em outra quota de bolsa na mesma vigência.

  1. RELATÓRIO TÉCNICO CIENTÍFICO PARCIAL E FINAL:

 9.1. O projeto será acompanhado pela entrega de (02) dois relatórios científicos sendo 28/02/2022 o prazo para envio do Relatório Parcial, sendo o Projeto considerado encerrado com a apresentação do Relatório Final. O bolsista elaborará relatório sintético de suas atividades ao final do período de concessão da bolsa, conforme formulário para Relatório Final que estará disponível em https://www.francomontoro.com.br/pibic.

9.2. Ambos os relatórios deverão vir acompanhados de um parecer do orientador sobre o desempenho e as contribuições do bolsista ao desenvolvimento da pesquisa.

9.3. O prazo para envio do Relatório Final é de 30 dias após o encerramento da vigência da bolsa, ou seja 31/08/2022. O descumprimento dessa exigência implicará na inelegibilidade do orientador e aluno para futuras solicitações em chamadas dessa natureza.

  1. PIBIC VOLUNTÁRIO:

 10.1. O projeto aprovado e classificado, porém não contemplado com a quota inicial de bolsas de Iniciação Científica oferecidas pela FMPFM poderá realizar seu projeto de pesquisa de forma voluntária.

10.2. Deverá assinar o Termo de Compromisso de apresentar os resultados da pesquisa em Relatórios Semestral e Final e participar do Congresso Acadêmico de Iniciação Científica.

10.3. Caso o aluno não assine este Termo de Compromisso, a Coordenação do PIBIC não emitirá seu certificado de Iniciação Científica.

10.3. Em caso de desistência do aluno classificado como bolsista, a bolsa será remanejada para o primeiro classificado em lista de espera, desde que o mesmo esteja atuando de forma voluntária no seu projeto aprovado.

 

Mogi Guaçu, 05 de maio de 2021.

  

Paulo Roberto Alves Pereira

Diretor Administrativo FMPFM

Clauber de Oliveira Rossini

Diretor Acadêmico FMPFM

Ana Caroline Costa Ribeiro

Coordenadora Geral FMPFM

Taize Machado Augusto

Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica

(PIBIC) – FMPFM