Dia Nacional do Turismo será comemorado com apresentação de app desenvolvido por alunos de Cienco

Desenvolvido por alunos do curso de Ciências da Computação da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”, sob a orientação do coordenador Ivan Soares, será apresentado na próxima sexta-feira, dia 27, às 19h30, o App de Informações Turísticas de Mogi Guaçu, que complementa as ações do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo).

O aplicativo foi concebido para smartphones com sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, que possui interface de usuário baseada na manipulação direta, e traz informações sobre gastronomia local, rede hoteleira e principais atrações turísticas de Mogi Guaçu, além de endereços e telefones úteis.

Dentre as atrações são elencados, por exemplo, os principais eventos que se consolidaram nos últimos anos, como Expoguaçu, Natal Luz, Exposição de Orquídeas, Festa Italiana, Stock Car e o Domingo na Franco.

Alguns dos pontos turísticos são o Parque dos Ingás, com a Ponte Metálica considerada o cartão postal da cidade, o Museu de Arte Sacra do Centro de Convergência Cultural “Teotônio Vilela”, antiga estação de trem, e o Parque Ecológico da “Franco Montoro”, que abriga o Sítio Arqueológico “Franco de Godoy”, onde foram encontradas as igaçabas que dão nome ao Jardim Igaçaba e hoje se encontram expostas no Centro Cultural.

MIT

O Plano de Ações do COMTUR foi entregue ao prefeito Walter Caveanha no dia 13 deste mês, para encaminhamento à ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) a fim de que seja apreciado e aprovado pelos deputados estaduais para inclusão de Mogi Guaçu entre os Municípios de Interesse Turístico (MIT), programa do Governo do Estado de São Paulo.

O documento contém cópias do inventário de pontos turísticos, produzido pelos alunos de Administração, do Plano Diretor e certidões que atestam a existência de serviços essenciais na cidade. Ao ingressar no MIT, o Município poderá obter recursos financeiros mediante a aprovação de projetos pela Secretaria de Estado da Cultura.