CPA

Comissão Permanente de Avaliação

A CPA – Comissão Permanente de Avaliação é um colegiado instituído pela Direção das Instituições de Ensino, compondo-se basicamente de um coordenador e de várias representações: do corpo docente, do corpo técnico-administrativo, do corpo discente e da sociedade civil. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), através do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, estabelece que toda instituição de nível superior, pública ou privada, deve constituir Comissão Permanente de Avaliação (CPA). A constituição e o bom funcionamento desse colegiado representam um dos critérios relevantes na conceituação e credenciamento das instituições e cursos.

O que é a CPA e qual a sua finalidade?
Trata-se de uma comissão integrada por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e por pessoas da sociedade civil organizada, cuidando-se para que nenhum dos segmentos nela representados ostente qualquer tipo de privilégio, bem como para que sua atuação seja autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição. A finalidade da CPA é promover avaliações contínuas nos diversos setores da realidade acadêmica, no intuito de identificar eventuais elementos ou situações que dificultam o processo ensino-aprendizagem, tendo sempre em vista o aprimoramento da qualidade do ensino oferecido pela instituição. Por isso, a cada semestre é realizada uma avaliação envolvendo aspectos de ordem pedagógica e administrativa.

Qual é o papel da CPA?
São próprias dessa comissão as seguintes atividades:

  • a coordenação dos processos internos de avaliação, envolvendo os aspectos Ensino, Pesquisa, Extensão, Responsabilidade social, Desempenho dos alunos, Gestão da Instituição, Corpo docente, Instalações
  • a sistematização e prestação de informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC
  • a implementação de processo permanente de construção e de consolidação de uma cultura de avaliação na Instituição
  • o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa visando à qualidade do ensino
  • o aperfeiçoamento de pessoal (docente, discente e corpo técnico-administrativo) e institucional.