Curso de Administração alcança alto conceito em relatório do Enade

O curso de Administração da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” foi bem cotado no conceito do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2018 ao alcançar nota 3, segundo relatório divulgado este mês.

Administração é o segundo dos oito cursos de graduação da “Franco Montoro” e foi implantado em 2000, quando a instituição, fundada no ano anterior, entrou em atividade. O primeiro curso é o de Engenharia Ambiental e o oitavo, que começa em 2020, Medicina.

Segundo o diretor administrativo Márcio Antonio Ferreira, o desempenho positivo no Enade é importante para a renovação do reconhecimento do curso pelo CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) em 2019.

Especialistas designados pelo CEE-SP virão à “Franco Montoro” no dia 21 deste mês para proceder à avaliação. “Até o momento, o curso de Administração atende às expectativas do Conselho e o conceito no Enade reforça essa convicção”, destaca Márcio Ferreira.

O Enade é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”), órgão do Ministério da Educação, e permite a apresentação de indicadores de aprendizagem dos alunos.

Sob a coordenação do professor e mestre Clauber de Oliveira Rossini, o curso de Administração vem se adaptando para ser ministrado em metodologias ativas, em que o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado.

Nesse processo, diversas ações estão sendo levadas a efeito, como a implantação da Empresa Júnior, uma iniciativa dos estudantes, organizada por uma comissão e orientada por um Conselho Consultivo de docentes.

A Assembleia Geral de Fundação foi realizada no dia 30 de agosto deste ano. Com isso, a “Franco Montoro” se torna a primeira instituição de ensino superior de Mogi Guaçu a implantar uma EJ, considerada atividade de extensão acadêmica.

A sede da Empresa Júnior já tem local definido. São duas salas do prédio redondo onde funciona o Procon (Serviço de Proteção ao Consumidor), na Praça Antonio Giovani Lanzi, no Bairro da Capela.

EMPREENDEDORISMO

Outras das práticas e atividades que estão conferindo mais dinamismo ao curso de Administração são as visitas e participações dos alunos em eventos como a Feira do Empreendedor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O evento foi realizado em São Paulo entre os dias 5 e 8 deste mês, no Parque Anhembi. Acompanhados pelo coordenador Clauber Rossini e professores, 45 estudantes da “Franco Montoro” participaram.

Duas outras viagens já estão programadas. Na próxima, dia 29 deste mês, o destino é a indústria de produtos de higiene e limpeza da marca Ypê, a Química Amparo, na cidade de Amparo, e depois, em 23 de novembro, o Porto de Santos.