Bases de Dados / RI

Arca (FIOCRUZ)

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil.

 

ArXiv

 

Em inglês, o ArXiv é um repositório temático especializado em física, matemática, computação, estatística e biologia.

 

 

BASE – Bielefeld Academic Search Engine

O BASE é um dos mecanismos de busca mais volumosos do mundo, especialmente para recursos acadêmicos da web. Fornece mais de 240 milhões de documentos de mais de 8.000 fontes e indexa os metadados de todos os tipos de recursos academicamente relevantes, como periódicos, repositórios institucionais, coleções digitais, entre outros. O BASE é operado pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld.

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Sistema de busca do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que integra a pesquisa de teses e dissertações em texto completo provenientes de bibliotecas digitais de instituições do Brasil.

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (BDTD) disponibiliza a versão digital completa das teses e dissertações defendidas em qualquer um dos programas de mestrados e doutorados da USP.

 

 

Directory of Open Acess Books (DOAB)

Diretório de livros de vários temas disponíveis de forma gratuita na Internet.

 

 

Directory of Open Access Journals (DOAJ) 

É um banco de dados independente com mais de 16.500 periódicos de acesso aberto revisados ​​por pares, cobrindo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades. São periódicos de acesso aberto de todos os países e em todos os idiomas.

 

 

Energy Citation Database (DOE OSTI)

Base de dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Acesso a mais de 3 milhões de registros, incluindo citações a mais de 1,5 milhão de artigos de periódicos, link para o texto completo dos artigos nos sites das editoras. Entre os assuntos cobertos estão: geração e distribuição de energia renovável, combustíveis fósseis, engenharia ambiental, armazenamento de energia, conversão e utilização, etc.

 

Global Index Medicus

O Global Index Medicus (GIM) dá acesso à literatura mundial nas áreas de biomedicina e saúde pública. As informações são coletadas e organizadas pelas bibliotecas dos escritórios regionais da OMS numa plataforma central que permite a recuperação da informação em forma bibliográfica e/ou em texto completo.

 

LA Referencia

A Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas, ou simplesmente LA Referencia, é uma rede latino-americana de repositórios de acesso aberto. È possível recuperar artigos científicos, dissertações e teses provenientes de mais de uma centena de universidades e instituições de pesquisa dos dez países que agora formam LA Referencia; Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai.

 

National Library of Medicine (PubMed)

PubMed compreende mais de 32 milhões de citações de literatura biomédica da MEDLINE, periódicos de ciências biológicas e livros online. As citações podem incluir links para o conteúdo de texto completo do PubMed Central e sites de editores.

 

 

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) 

Sistema de busca que integra a pesquisa de teses e dissertações em texto completo de diversas instituições e países.

 

 

Portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) 

O objetivo do PePSIC é o de contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto.

 

 

Portal de Livros Abertos da USP 

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.

 

Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. (A biblioteca possui apenas o acesso gratuito)

 

Portal de Periódicos (FIOCRUZ)

Ambiente que integra as revistas científicas editadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Aqui, você encontra artigos, notícias, entrevistas, vídeos e infográficos com base na produção científica em saúde num só lugar.

 

 

Portal de Periódicos UFSCar

Plataforma on-line que apresenta  os periódicos correntes que contam com a participação de membros da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em seus processos editoriais. O Portal possui como objetivo levar ao conhecimento público o trabalho de editoração científica realizado por membros da universidade, organizar e preservar a produção acadêmica e criar estratégias coletivas que possam fortalecer as diferentes realidades da produção e circulação do conhecimento na UFSCar.

 

Portal de Revistas USP

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas, no âmbito do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo.

 

Portal Regional da BVS

O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe (AL&C). Possui foco em Ciências da saúde (Medline, Lilacs, Cochrane); Medicina por evidência e outras áreas específicas da saúde.

 

 

Portal Saúde Baseada em Evidências

O Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.

Para acessar seguir os passos abaixo:

Acesse http://www.psbe.ufrn.br/;

Na página principal, clique no botão: Cadastrar-se.

 

Repositório ARES (Acervo de Recursos Educacionais em Saúde)

É uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde.

É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde.

 

Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp

 

O Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Universidade.

 

 

Repositório do Conhecimento do Ipea

O Repositório do Conhecimento do Ipea – RCIpea é um repositório institucional de acesso aberto. Tem como objetivo organizar, armazenar, preservar, recuperar e disseminar a produção técnica e científica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, em qualquer suporte e formato eletrônico.

 

Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar) 

O Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar) é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.

 

Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF (Ri-UFJF)

O Repositório Institucional Digital da Produção Científica e Intelectual da UFJF (Ri-UFJF) pretende reunir, em um único local, o conjunto das publicações da UFJF.

 

Repositório Institucional para Compartilhamento de informações (IRIS)

Tem por objetivo estabelecer as diretrizes a serem seguidas para o gerenciamento, seleção, descrição, publicação e preservação da memória técnico-científica da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS) por meio de seu Repositório Institucional para Compartilhamento de informações (IRIS).

 

Repositório Institucional (RIUnB)

É um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Central para a gestão e disseminação da produção científica da Universidade de Brasília. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente

 

 

Repositório Institucional UNESP 

 

Repositório Institucional UNESP tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade.

 

Repositório Institucional UNIFESP

 

Este é o sistema de informação de acesso à produção intelectual da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Um projeto da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP (CRBU).

 

 

Scientific Electronic Library Online – SciELO

 

É uma biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos.