AULAS PRÁTICAS E LABORATORIAIS SERÃO RETOMADAS NA FASE 3 DO PLANO DE CONTINGÊNCIA

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” está se preparando para a retomada das aulas práticas, laboratoriais e estágio supervisionado, que necessariamente têm de ser presenciais e foram suspensos em decorrência da pandemia do Covid-19.

Essas atividades estão previstas na Fase 3 do Plano de Contigência da FMPFM em Tempos de SARS-COV-2, agora em segunda edição atualizada e ampliada pela diretoria da instituição em colaboração com coordenadores de cursos.

O plano tem o objetivo de subsidiar ações durante o período de pandemia e é amparado nas deliberações 177 e 185 e indicações 192 e 196 do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE-SP), no Decreto Estadual 65.061 e no Decreto Municipal 24.371.

As ações já implementadas, bem como as subsequentes, observam todos os critérios e parâmetros contemplados para as mudanças de fases, que devem estar consoantes com os protocolos adotados pelas autoridades de saúde mundiais, nacionais, estaduais e municipais.

A diretoria da “Franco Montoro” forneceu cópias da segunda edição do Plano de Contingência aos coordenadores, professores e alunos e disponibilizou consulta online em forma de enquete para adesão dos docentes e discentes à retomada das atividades práticas, laboratoriais e estágio supervisionado.

Para isso, os ambientes que serão utilizados, como salas e laboratórios, assim como a Biblioteca Acadêmica e o auditório, estão sendo preparados e sinalizados de modo a assegurar o uso obrigatório de máscara pelos participantes e o distanciamento entre eles. Todos os recintos já têm álcool em gel.

As aulas teórico-cognitivas continuam sendo ministradas online pelo sistema E-ARS (Ensino-Aprendizagem Remoto Síncrono de caráter Temporário e Emergencial) e somente voltarão a ser presenciais, com controle de riscos (desinfecção, distanciamento etc), na Fase 4, ainda sem previsão de quando será implementada. A normalidade, isto é, o ensino-aprendizagem nos moldes anteriores à pandemia constitui a Fase 5, concluindo a aplicação do Plano de Contingência.