Aproveitamento de Estudos Medicina

 

Comissão de Avaliação

RESOLUÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO N° 1/2021

 

Estabelece as normas para solicitação de aproveitamento de estudos nos Módulos Temáticos e/ou Eixos de Aprendizagem da Terceira Etapa 1 S/2021 do Curso de Medicina FMPFM

Conforme a Resolução Comissão de Avaliação Nº 01/2021, o(a) aluno(a) poderá solicitar o aproveitamento de estudos nos Módulos Temáticos e/ou Eixos de Aprendizagem da Terceira Etapa 1 S/2021 do Curso de Medicina FMPFM no período das 08:00 h do dia 01/02/2021 às 17:00 h do dia 05/02/2021.

  1. COMPOSIÇÃO DA TERCEIRA ETAPA DO CURSO DE MEDICINA DA FMPFM

1.1 Módulos Temáticos

– Unidade curricular VII- Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento

Processo de nascimento, crescimento e desenvolvimento humano a partir de seus determinantes familiares e sociais. Aspectos anatômicos, histológicos e radiológicos dos membros inferiores.

– Unidade curricular VIII- Percepção, Consciência e Emoção

Integração do conhecimento das estruturas responsáveis pela recepção, transmissão e processamento das informações (estímulos) originadas no meio interno e meio ambiente com reações psíquicas e comportamentais. Vias sensoriais e suas características morfofuncionais e radiológicas, no que se refere à audição, à visão, ao tato, ao olfato e ao paladar.

– Unidade curricular IX- Processos degenerativos e saúde do idoso

Complexidade dos cuidados básicos aos indivíduos idosos, no contexto social em que vivem. Teorias de envelhecimento celular e tecidual, compreendendo de forma integral e contextualizada a fisiologia do envelhecimento humano, comprometendo os diversos sistemas do organismo. Características morfofuncionais do sistema nervoso.

  1. 2 Eixos de Aprendizagem

– Habilidades Médicas Pediatria

– Habilidades Médicas Adulto/Idoso

– Core Curriculum III

Libras

História, Sociedade e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena

– IESC

Saúde da Criança e do Idoso

  1. CRITÉRIOS PARA SOLICITAR O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS:

2.1 Protocolar requerimento, especificando para qual Módulo Temático e/ou Eixo de Aprendizagem o aluno solicita aproveitamento de estudos;

2.2 Conteúdo programático deve ser compatível conforme as características próprias das metodologias ativas, e em consonância com o PPC (Projeto Pedagógico de Curso) do Curso de Medicina da FMPFM;

2.3 Compatibilidade de carga horária deve ser igual ou superior a 75%;

2.4 Prazo máximo de 10 (dez) anos do cumprimento do Módulo Temático e/ou Eixo de Aprendizagem em outra Instituição de Ensino Superior, com aprovação;

 

3.ANÁLISE CURRICULAR

3.1 O(a) aluno(a) deverá encaminhar Histórico Escolar e Programas dos Módulos Temáticos e/ou Eixos de Aprendizagem que se pretende utilizar na equivalência, autenticados pela instituição de origem;

3.2 Somente serão analisados os pedidos de aproveitamento com a documentação exigida;

3.3 Os pedidos de aproveitamento de estudos serão analisados pela Comissão de Avaliação no prazo máximo de 7 dias úteis contados a partir de 08/02/ 2021.

3.4 Em hipótese alguma haverá possibilidade de reanálise do histórico ou apresentação de recurso contra a análise curricular feita pela Comissão de Avaliação.

3.5 O(a) aluno(a) deverá frequentar o Módulo Temático e/ou Eixo de Aprendizagem enquanto aguarda o deferimento do pedido de dispensa.

  1. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

4.1 Caso haja deferimento do pedido de dispensa, o(a) aluno(a) receberá o desconto correspondente ao Módulo Temático e/ou Eixo de Aprendizagem diluído nas mensalidades futuras.

4.2  Os casos omissos, contraditórios e/ou inconsistentes serão resolvidos pela Direção, ouvida a Comissão responsável pela avaliação do pedido de aproveitamento de estudos e Assessoria Jurídica, quando couber.

 

 

Comissão de Avaliação