Aluna da “Franco Montoro”, Amanda participará de programa internacional de tecnologias

A aluna Amanda Rieko Matsuda, do 2º semestre do curso de Ciência da Computação da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”, é um dos estudantes brasileiros selecionados a participar da edição de 2020 do programa internacional “Seeds For The Future”, da multinacional Huawei.

Incentivada pelo professor Robson Canato, coordenador do curso, Amanda se inscreveu para participar na primeira quinzena deste mês e recebeu a confirmação de que foi escolhida nesta quinta-feira, dia 25, conforme comunicado da Huawei Brasil.

Para conquistar a oportunidade, Amanda teve de preencher uma série de requisitos, como o domínio do idioma inglês, desempenho acadêmico, afinidade com os conteúdos a serem desenvolvidos no programa e enviar um vídeo de apresentação pessoal explicando porque deveria ser selecionada para participar do Seeds For The Future 2020. E conseguiu.

“Eu soube do programa pelo coordenador do meu curso, o professor Robson, que perguntou se eu tinha interesse em participar. Fiquei muito feliz, porque além de representar nosso curso de Ciência da Computação, poderei representar também as mulheres na área de tecnologia”, relata.

Ela e outros estudantes brasileiros participarão de uma programação de cinco dias, que este ano será apresentada online, no período de 7 a 11 de dezembro, com carga diária de 3 a 4 horas – metade síncronas, metade assíncronas.

Os alunos selecionados conhecerão a história e os desenvolvimentos tecnológicos da Huawei, realizarão treinamentos em tecnologias-chave, incluindo 5G, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial, ouvirão especialistas da indústria de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), que compartilharão suas perspectivas em uma ampla gama de tópicos, adquirirão o compartilhamento das experiências profissionais do mercado de TIC e poderão ter a oportunidade de vivenciar a cultura chinesa.

Sediada em Shenzhen, na província de Guangdong, sul da China, a Huawei Technologies é líder global em soluções de TIC e está presente em mais de 170 países. No Brasil, a empresa atua há 22 anos, sendo pioneira em fornecimento de banda larga fixa e móvel, incluindo as tecnologias 3G, 4G e 5G.

Iniciado em 2008, o programa “Seeds For The Future” é um mini intercâmbio na sede da Huawei na China e tem o objetivo de incentivar futuras gerações de profissionais na concepção de novas ideias, serviços, produtos e soluções digitais com foco na inovação. Mais de 20 mil estudantes de 96 países já foram capacitados através do programa, sendo cerca de 100 deles brasileiros.

A Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” recebeu o Certificado de Membro da Huawei ICT Academy, organização mantida pela empresa, em agosto deste ano. A parceria entre as duas instituições é conduzida pelo Núcleo de Ciência da Computação (NCC), também coordenado por Robson Canato.