Ações inclusivas para população LGBT+ são temas de live

Com apoio da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro” através do curso de Psicologia, o coletivo LGBT+ “Reconstruir” promoveu na quinta-feira, dia 10, um evento online sobre o tema “Ações inclusivas à população LGBT+ nas instituições de saúde”.

Com apresentação da psicóloga Erika Schiavon Oliveira, a iniciativa, que marcou

a estreia do canal do grupo no YouTube, contou com a participação da advogada Monique Nunes Maretti Marchesi e da médica Patrícia Negão.

Monique é educadora social e promotora legal popular e Patrícia é médica da Saúde da Família e Comunidade, psiquiatra e profissional do SUS há 17 anos, atualmente na coorndeação do CS “Santos Dumont” e AMB Transcender.

A apresentação teve início às 20h e se estendeu até por volta das 21h e foi dividida em duas partes. Na primeira, as convidadas fizeram explanações sobre a temática do evento, e na segunda o público que acompanhava a live pode formular perguntas. O link de acesso à íntegra do vídeo é https://www.youtube.com/watch?v=iGqcktjw7V8.

Localizado na Baixa Mogiana, o Coletivo “Reconstruir” surgiu de uma necessidade de ação que se fundamenta em temas como direito, acolhimento, assistência social, cultura e lazer para a população, assim como promover a educação sobre diversidade através dos espaços de conversa.

O evento de estreia do canal teve como objetivo proporcionar a funcionários de instituições de saúde e estudantes da área informações sobre ações inclusivas da polulação LGBT+ nessas espaços através de uma abordagem ampla e amparada na Política Nacional de Saúde Integral LGBTI do Ministério da Saúde (Portaria 2.836/2011), Manual de Comunicação LGBTI+ produzido pela Aliança Nacional LGBTI e pela GayLatino, bem como a Constituição Federal.

O curso de Psicologia da “Franco Montoro” tem como coordenadora a professora Alexandra Fernandes Azevedo, psicóloga, especialista, e coordenadora do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu.